PAI
FALAR DE MEU QUERIDO PAI É MEIO DIFICIL, É COMPARAR AO DEUS NA TERRA
OU AOS HERÓIS QUE A GENTE VÊ NOS QUADRINHOS, É AQUELE VELHO QUE A GENTE BRIGA, IGNORA, RATEIA, MAS NA HORA QUE O BICHO PEGA A GENTE ESTA LÁ PEDINDO CONSELHO PEDINDO AJUDA E QUE CONFORME OS ANOS VÃO PASSANDO É QUE A GENTE VAI ENTENDENDO AS COISAS QUE ELE DIZIA A 10 OU 15 ANOS ATRÁS POR MAIS QUE SEJAMOS ESTUDADOS OU VIVIDOS PERTO DO PAI A GENTE TA SEMPRE ATRASADO, EU TENHO SORTE TENHO UM PAI ATÉ HOJE QUE BATALHOU MUITO PELA SOBREVIVÊNCIA E PELA SAÚDE DOS FILHOS, SE HOJE EU TENHO CARÁTER E A CONSCIÊNCIA TRANQUILA É DEVIDO A EDUCAÇÃO QUE ELE ME DEU E AO ALICERCE QUE SUSTENTOU MINHA FAMILIA, AO MEU PAI EU DEVO RESPEITO E IDOLATRIA EU DEVO A MINHA VIDA, UMA BEIJO PAI EU TE AMO.
Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...
Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.
Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.
O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.
Muitos países têm datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.
Pai, perdoa-me
pelas vezes que sentei ao seu lado, mas não ouvi o que dizias...
Pai, perdoa-me
pela visita rápida de fim de tarde, antes do jantar de domingo...
Pai, perdoa-me
pela pouca paciência, quando querias aconselhar-me nos negócios...
Pai, perdoa-me
por achar que tuas idéias já estavam ultrapassadas...
Pai, perdoa-me
por ignorar tua experiência de vida...
Pai, perdoa-me
pela minha falta de tempo para passar contigo...
Pai, perdoa-me
pelo teu convite que recusei porque ia sair com meus amigos...
Pai, perdoa-me
pela minha insensibilidade na hora da tua dor...
Pai, perdoa-me
pelas vezes em que meus filhos não te trataram com o respeito que merecias...
Pai, perdoa-me
pelo abraço que não te dei, pelo carinho que não te fiz...
Pai, perdoa-me
por não ter reconhecido em ti o próprio Cristo...
Pai, abençoa-me...
EDIÇÃO E TEXTO: ROBSON LUIS FERREIRA
FOTO: JOÃO LUIS FERREIRA, PRISCILA E SOBRINHOS
MENSAGEM E POEMA:http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/pai.htm#PAI
Maravilhoso texto,maravilhosa homenagem Robson...Temos mesmo que agradecer e zelar todos os dias por eles,pois se somos o q somos é graças à eles,sempre!!!Passei aqui tb para agradecer seu comentário...Imagina eu colocar vc np chinelo né,faço o q posso pro meu blog ficar a acada dia mais prazeroso de se ler,de visitar...Fico muito feliz que ele esteja servindo de inspiração e não desanime do seu,não desista pois suas postagens nos fazem muito bem tb!!Um beijão!!!
ResponderExcluirPassar um super data dessa sem homenagear os pais, não dá né?! rs
ResponderExcluirParabéns a homenagem!! E mto bacana a história de como começou tudo...
Beijão...